segunda-feira, 24 de maio de 2010

VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica - CONEM 2010


O CONEM é um evento de caráter nacional realizado desde 1990 e foi incluído no calendário de eventos da ABCM desde 1992, tendo sido realizado desde então nas regiões Norte e Nordeste do país. O evento tem significativa participação dos setores de ensino e pesquisa em engenharia cobrindo todas as áreas de atuação das Ciências Mecânicas, divididas em 26 temas principais. Na sua última edição realizada na cidade de Salvador - BA em agosto de 2008, foram publicados oitocentos e noventa e sete trabalhos em seus anais, contando com a participação efetiva da comunidade científica de todo país.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 - Ciência para o Desenvolvimento Sustentável

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 ocorrerá entre 18 e 24 de outubro de 2010. O tema principal será: “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Além de promover atividades as mais diversas de divulgação científica, estimularemos na SNCT 2010 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.

sábado, 22 de maio de 2010

Prêmio Jovem Cientista 2010


O Prêmio Jovem Cientista é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Gerdau, a Fundação Roberto Marinho (FRM) e tem como objetivos estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros.


INSCRIÇÕES ATÉ 30/06/10 - 18h

sexta-feira, 21 de maio de 2010

V CONNEPI - Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica


A realização do V Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica (CONNEPI 2010) é um marco para o desenvolvimento e consolidação da pesquisa no âmbito do Sistema Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O evento congrega a comunidade profissional e acadêmica atuante em nível nacional em diversas áreas temáticas, promovendo a socialização do conhecimento e a interação entre todos os que têm interesse na área da Educação Profissional e Tecnológica.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE)

O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) tem como objetivo divulgar a produção científica nacional na área de Informática na Educação. Busca proporcionar um ambiente para a troca de experiências e idéias entre profissionais, estudantes e pesquisadores nacionais e estrangeiros que atuam em pesquisa científica e tecnológica nesta área e em áreas correlatas. É promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e em 2010 comemorará sua 21ª edição em João Pessoa, no período de 23 a 26 de Novembro, numa realização conjunta entre a Universidade Federal da Paraíba e a Universidade Federal de Pernambuco.

Cobenge 2010


O mais importante fórum de reflexão sobre educação em Engenharia no Brasil é o Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia - Cobenge, evento anual realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia - Abenge, sem interrupções desde sua fundação em 1973. Voltado ao ensino de Engenharia, congrega atualmente mais de 150 instituições de ensino em todo o Brasil e um grande número de professores associados.

O Cobenge reúne praticamente todos os órgãos oficiais e instituições de ensino ligados ao setor, além de empresas e profissionais interessados na melhoria e no desenvolvimento da Engenharia nacional. Sua evolução foi contínua ao longo dos últimos 37 anos, o que é demonstrável pelo contínuo incremento no número de trabalhos apresentados nas suas últimas edições.

A sua 38ª edição será realizada em Fortaleza, no período de 12 a 15 de setembro de 2010. O evento será organizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em parceria com a Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

VI Seminário de Gestão da Inovação Tecnológica do Nordeste – INOVA 2010


Apresentamos o INOVA 2010 – VI Seminário de Gestão da Inovação Tecnológica no Nordeste, uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC, da Confederação Nacional da Indústria – CNI, por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará - INDI, que tem por finalidade contribuir para o processo de implantação da “cultura da inovação”, ampliação da competitividade nas empresas, aproximação entre empresários e pesquisadores de tecnologias, buscando fomentar o crescimento das empresas e a geração de negócios.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

All About Energy 2010

O ALL ABOUT ENERGY 2010 é um evento na área das energias renováveis que vem apresentar, para além da exposição e das palestras técnicas e científicas, uma série de iniciativas paralelas de significante interesse para o mercado. Ao longo dos três dias, será o momento ideal para todos os interessados partilharem conhecimentos, experiências e cases de sucesso, estratégias, projetos e tecnologias, de âmbito nacional e internacional, para a eficiência e sustentabilidade do setor energético no Brasil.