quarta-feira, 21 de setembro de 2011

XVI Semana Universitária da UECE - (Inter)nacionalização da Ciência e da Educação


A universidade, como instituição, tem uma história de 10 séculos. A UECE, como organização, avança pelo meio de sua 3ª década. Mas nossa juventude injeta criatividade na instituição e o sentimento do tempo de experiência da instituição injeta um emaranhado de complexidades em nossa organização. Além disso, precisamos considerar as inter-determinações entre a universidade e o meio social concreto no qual atua, para o qual presta serviços e contas, do qual retira as condições de sobrevivência.

Nossa tarefa, nesta 16ª Semana Universitária da UECE, é dimensionar, compreender e projetar soluções para o desafio da internacionalização. Se os seres humanos migram, buscando trabalho e conhecimento, redefinindo relações sociais, culturais e econômicas, portanto psicológicas, intelectuais e científicas, a superação dos limites da tribo, do clã, do reino, da família, do país e da língua constituem ingentes necessidades civilizatórias. Mas como crescer de modo harmônico, cultura e natureza, individual e coletivo, nação e planeta? Como fazer com que os benefícios das novas escalas dos processos de produção de riqueza e de saber sejam equânimes, includentes, sem concentração em minorias privilegiadas?

Por meio do 20º Encontro de Iniciação Científica; do 16º Encontro de Pesquisadores; do 13º Encontro de Iniciação Artística; do 10º Encontro dos Comitês de Ética e de Biossegurança; da 2ª Oficina de Estágio Docência; da 1ª Oficina dos Grupos de Pesquisa e da 1ª Oficina de Pesquisa do Instituto do Movimento Operário-IMO a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa coordena a realização de uma extraordinária tarefa de nossa UECE e se solidariza com as demais Pró-Reitorias no esforço comum de apresentar um panorama completo de sua produção acadêmica anual.

As Semanas Universitárias da UECE, cuja história se inicia em 1996, constituem um painel científico, uma feira e uma festa. Que todos se digam bem vindos uns aos outros e vamos celebrar a alegria de um bom trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário