O Prêmio Jovem Cientista é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Gerdau, a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a GE, e tem como objetivos promover a reflexão, estimular a pesquisa e revelar talentos, além de investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros. Sua primeira edição aconteceu em 1981 e, desde então, vem premiando trabalhos inovadores nas mais diversas áreas do conhecimento, com a participação efetiva de estudantes e jovens pesquisadores de todas as regiões brasileiras.
Considerada pela comunidade científica uma das mais importantes iniciativas do gênero na América Latina, a premiação é entregue pelo presidente da República e reúne, na cerimônia, autoridades governamentais da área da Ciência e Tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira.
O Prêmio Jovem Cientista é considerado um grande incentivador para a maioria dos ganhadores, considerando que os mesmos recebem bolsas de estudo do CNPq, nas diferentes modalidades (Iniciação Científica Júnior, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado), para sua formação acadêmica e como incentivo ao aprofundamento de suas pesquisas. Os graduados consolidam suas carreiras acadêmicas com a conclusão de cursos de mestrado e doutorado e ingresso nos quadros das universidades. Os estudantes de graduação ingressam em programas de pós-graduação e os estudantes do ensino médio nos cursos universitários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário